- 1 pato
1/2 chouriço de carne
1 pedaço(s) de bacon
2 chávena(s) de chá de arroz carolino
1 cebola(s)
1 ramo(s) de salsa
2 haste(s) de tomilho
2 colher (sopa) de margarina
q.b. de azeite
q.b. de alho
Ponha o pato a cozer, inteiro ou partido ao meio, como lhe der mais jeito, num tacho com água, sal, tomilho, piri-piri e salsa.
Junte o chouriço e o bacon.
Convém cozer o pato com antecedência para poder deixar esfriar a calda e retirar parte da gordura que fica à superfície. Se o arroz ficar muito gordo não fica bom.
Retire então o pato e desfie-o em bocadinhos, retirando todas as peles e ossos e reserve. Reserve também o chouriço e o bacon.
Faça depois um refogado e junte-lhe a calda onde cozeu o pato. Deixe ferver e junte o arroz. Rectifique os temperos e proceda como normalmente.
Entretanto, numa frigideira grande esmague 4 ou 5 dentes de alho e junte 2 colheres de sopa de margarina. Mal comece a fervilhar junte o pato que desfiou e envolva-o na margarina com os alhos. Envolva tudo mas tenha o cuidado de não deixar secar. Verá que este truque dá um resultadão.
Em seguida, num tabuleiro que possa ir do forno à mesa, vire metade do arroz, depois espalhe o pato e cubra com o restante arroz. Leve ao forno só para dourar levemente, sem deixar secar. Decore com o chouriço às rodelinhas e um raminho de salsa que fica sempre bem.